consultoria técnica

Logo SQe cinza

duas abordagens na atuação de uma consultoria

Transferência de conhecimento

Em que o consultor detém o “Know How” específico e o transfere e habilita o cliente no seu uso. Neste caso a participação do cliente é passiva e a do consultor é ativa.

Habilitação na solução de problema

Em que o consultor utiliza uma metodologia, com a participação ativa do cliente, para identificar o problema e suas causas, levantamento e seleção de possíveis tecnologias que proporcionem a solução dos problemas, planejar e implementar as tecnologias selecionadas, avaliação dos resultados, aplicação de eventuais correções. Neste caso consultor e cliente tem uma participação ativa e constituem um time. Em muitos casos o principal papel do consultor é o de organizar o conhecimento existente no cliente e criar a cadência necessária para que ações ocorram da forma esperada.
 da forma esperada.


abordagem e solução de problemas pelo método analítico

Waterman, autor do “Fator Renovação”, citou que quando nos deparamos com um grande problema usamos o que sabemos, não encontramos uma solução, descobrimos que não sabemos como solucionar o problema, ficamos bloqueados e esquecemos o que sabemos.

O ser humano não tem capacidade de equacionar e solucionar diretamente problemas complexos com muitas variáveis, mas tem capacidade para equacionar e solucionar problemas pouco complexos com poucas variáveis.

É por este motivo que a solução de problemas complexos passa obrigatoriamente por um problema de decomposição do problema em partes mais simples antes de ser atacado.

Este é o princípio do método analítico.

Abordagem método analítico

estabilização de processos pelo método analítico e pela teoria dos modelos

Para ajudar nossos clientes a garantir estabilidade e reprodutibilidade em seus processos, desenvolvemos um roteiro de trabalho com base no método analítico, na decomposição do processo em operações unitárias e na teoria dos modelos.

O método analítico consiste na sua essência decompor um problema em suas partes essenciais. Esta iniciativa permite simplificá-lo e ajudar a sua compreensão e chegar mais seguramente à sua solução.

A teoria dos modelos consiste em desenvolver uma representação mais simples da realidade para que, em condições particulares e controladas, possamos simular fenômenos e processos prevendo o seu comportamento frente a mudanças da realidade.

Estabilização pela teoria dos modelos