limpeza cabine de pintura

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O Único processo de limpeza de cabines que garante economia de tempo e dinheiro. O sistema HCL consiste num avançado tratamento utilizando produtos que promovem a flotação da borra, tanto em sistemas base solvente como base água.

1) A MOVIMENTAÇÃO DA BORRA (Circulação)

1.1 A borra que se acumula na superfície deve ser concentrada junto a um ou mais pontos de captação onde por transbordo a água carrega a borra num funil de captação. Para atingir esse objetivo é preciso entender quais as forças que atuam sobre a borra flutuante.

1.2 Para promover a movimentação da água usa-se normalmente um conjunto de jatos de água amplificado por dispositivos do tipo venturi, denominados “eductors”. Estes dispositivos multiplicam o fluxo até 5 vezes. Uma bomba utiliza a água da cabina em circuito fechado para essa finalidade. Como a movimentação da borra se dá junto à superfície os “eductors” são instalados a cerca de 150 mm de profundidade.

Neste ponto vale ressaltar de que embora o conceito de condução da borra esteja bem estabelecido, em projetos não pré testados sempre passaremos por um processo interativo de erro / acerto. É importante que o cliente disponha de um responsável pelo processo e que da observação contínua e de mão dos conceitos apresentados, promova os ajustes que permitam a evolução contínua do processo para um ajuste otimizado.

Apresentamos a seguir algumas soluções típicas para cabinas mais comuns:

O efeito de movimento circular

Promove-se um movimento circular e num ponto periférico instala-se o funil de captação com uma barreira superficial que retenha e direcione a borra mas deixe passar por baixo a água. O efeito circular tende a promover uma precipitação de material sólido no centro do tanque, cuja solução é a instalação de um bico aerador instalado no fundo na direção do centro. Este sistema funciona bem para tanques de alto volume e baixa velocidade de ar junto à superfície da água.

Movimento circular HCL

Empurrando o fundo

A superfície do fundo da cabina é empurrada para um dos cantos onde instala – se o funil de captação. A água irá retornar pela parte mais funda sem necessidade de “eductors” adicionais na parte mais profunda. Esta é uma boa solução para cabinas com velocidade de ar muito alta junto à superfície e frente do tanque reduzida.

Empurrando para o fundo HCL

O tipo corredor traseiro

Nesse tipo de cabina há um fluxo natural criado pela bomba de circulação que puxa água de um tanque auxiliar traseiro com telas de retenção. O funil de captação, junto com uma barreira de superfície, são instalados antes da primeira tela e a conexão entre os tanques deve permitir a passagem da borra pela superfície da água. Um canal com cobertura é instalado junto à passagem entre os tanques para evitar turbulência na borra encaminhada para a abertura. Dependendo da velocidade do ar junto à superfície pode-se adotar o conceito de circulação ou o de empurrar sob a cortina.

Tipo de corredor traseiro 2 - HCL
Tipo de corredor traseiro  - HCL

2) O EQUIPAMENTO (Flotador)


O funil de captação 
foi especialmente projetado para essa finalidade. Para permitir uma variação discreta de nível na cabina o dispositivo é dotado de uma rampa com bóia que mantém uma vertente com uma variação de nível de X ± 50 mm no tanque da cabina.

O funil deve ser posicionado no ponto de maior concentração de borra.


O flotador 
é constituído por tanque com forma de funil com a superfície horizontal superior expandida e de um raspador para remoção e disposição da borra.

A água rica em borra, vertida no funil, é injetada com aeração na parte baixa do funil. A borra flotada se acumula na superfície. Um raspador pneumático conjugado com um acumulador empurra a borra para a borda estendida que verte para um recipiente inferior. Um temporizador regula o espaço de tempo entre as raspagens

A água separada da borra é recolhida da parte central do flotador e transborda por uma vertente onde uma régua superior regulável ajusta o nível da água no funil. Variações consideráveis da vazão da água injetada poderão ocasionar que o alcance de ajuste da régua de transbordo seja ultrapassado. Neste caso uma regulagem do nível da base do equipamento irá equacionar o problema.


a percolação 
A borra é vertida num saco permeável (ráfia como padrão). A boca do saco é fixada numa caixa apropriada para acumular a água escorrida (filtrada) no fundo, de onde é retornada à cabina por um tubo conectado à sucção da bomba de circulação, promovendo também sucção de ar necessário à captação.


3) O PRODUTO QUÍMICO – (Floculante)

O floculante utilizado deve ser apropriado para o processo, ou seja, deverá promover uma borra solta, não pegajosa e passível de ser flotada. Também deve-se utilizar o produto adequado para a tinta em uso.

É importante que o produto seja adicionado num ponto propício à sua dispersão na água. Aconselhamos que a adição seja feita na sucção da bomba de movimentação da borra ou na sucção da bomba da cortina.