O filtro de cartão plissado ou dinâmico
Foi concebido de acordo com o princípio da separação por inércia. O conceito desse filtro, como indicado no esquema, obriga o fluxo de ar com o overspray a modificar a direção por mais vezes, dessa maneira as partículas, mais pesadas do que o ar, vão aderir nas paredes, enquanto que o fluxo de ar continua o movimento sem dificuldade.
As bolsas vazias se enchem com os depósitos de partículas, enquanto o ar limpo continua seu caminho livremente através dos furos, mesmo quando o filtro se encontra comatado.
O filtro dinâmico aumenta sua eficiência ao tornar-se saturado, pelo que deve ser substituído apenas no último momento (ao contrário do filtro manta que perde sua capacidade de retenção à medida em que se satura). De acordo com o tipo de tinta utilizada pode-se atingir um teor de retenção de sólidos de até 98%.
O seu conceito geométrico a distribuição do fluxo frontal da cabina.
• Baixa resistência do fluxo de ar, eficiência máxima de filtração.
• Velocidade frontal de 1 m/s.
• Dura até seis vezes mais que outro tipo de filtro.
• Qualquer tipo de cabina filtro seco ou cortina d’água pode utilizar o filtro de cartão.
• Capacidade de retenção de até 15 kg/m2
No caso de pintura pó a recuperação é privilegiada oferecendo caixa de pó integrada à cabine com fluidização, o que permite catação direta das bombas das pistolas. Esta opção garante um desgaste mínimo do pó recuperado evitando necessidade de troca periódica do pó da caixa de fluidização.
dados técnicos | ||
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características | valor | observação |
Velocidade nominal de ar recomendada | 0,5-1,0m/s | ---- |
Perda de carga | 1,3mmCA | 0,5m/s |
Perda de carga | 5,6mmCA | 1,0m/s |
Perda de carga máx. recomendada | 13mmCA | 250mmCA máx. |
Capacidade de retenção | 3 a 20kg/m² | 0,75m/s e 13,0mmCA |
Eficiência de filtração (teste ashrae modificado) | 91% a 98% | ---- |
Nº de plissas recomendado | 25 plissas/m | ---- |