Cabines de pintura líquida

Cabines de pintura líquida

O FILTRO DE CARTÃO PLISSADO OU DINÂMICO

Foi concebido de acordo com o princípio da separação por inércia. O conceito desse filtro, como indicado no esquema, obriga o fluxo de ar com o overspray a modificar a direção por mais vezes, dessa maneira as partículas, mais pesadas do que o ar, vão aderir nas paredes, enquanto que o fluxo de ar continua o movimento sem dificuldade.

As bolsas vazias se enchem com os depósitos de partículas, enquanto o ar limpo continua seu caminho livremente através dos furos, mesmo quando o filtro se encontra comatado.

O filtro dinâmico aumenta sua eficiência ao tornar-se saturado, pelo que deve ser substituído apenas no último momento (ao contrário do filtro manta que perde sua capacidade de retenção à medida em que se satura). De acordo com o tipo de tinta utilizada pode-se atingir um teor de retenção de sólidos de até 98%.

O seu conceito geométrico a distribuição do fluxo frontal da cabina.

  • Baixa resistência do fluxo de ar, eficiência máxima de filtração
  • Velocidade frontal de 1 m/s
  • Dura até seis vezes mais que outro tipo de filtro
  • Qualquer tipo de cabina filtro seco ou cortina d’água pode utilizar o filtro de cartão.
  • Capacidade de retenção de até 15 kg/m2

DADOS TÉCNICOS

Características

valor

observação

Velocidade nominal de ar recomendada

0,5-1,0 m/s

Perda de carga

1,3 mmCA

0,5 m/s

3,0 mmCA

0,75 m/s

5,6 mmCA

1,0 m/s

Perda de carga máxima recomendada

13,0 mmC

250 mmCA máx

Capacidade de retenção

3 a 20  kg/m²

0,75 m/s e 13,0 mmCA

Eficiência de filtração (teste ashrae modificado)

91% a 98%

Nº de plissas recomendado

25 plissas/m