Cabines de pintura líquida

O filtro de cartão plissado ou dinâmico

Foi concebido de acordo com o princípio da separação por inércia. O conceito desse filtro, como indicado no esquema, obriga o fluxo de ar com o overspray a modificar a direção por mais vezes, dessa maneira as partículas, mais pesadas do que o ar, vão aderir nas paredes, enquanto que o fluxo de ar continua o movimento sem dificuldade.

As bolsas vazias se enchem com os depósitos de partículas, enquanto o ar limpo continua seu caminho livremente através dos furos, mesmo quando o filtro se encontra comatado.

O filtro dinâmico aumenta sua eficiência ao tornar-se saturado, pelo que deve ser substituído apenas no último momento (ao contrário do filtro manta que perde sua capacidade de retenção à medida em que se satura). De acordo com o tipo de tinta utilizada pode-se atingir um teor de retenção de sólidos de até 98%.

O seu conceito geométrico a distribuição do fluxo frontal da cabina.

  • Baixa resistência do fluxo de ar, eficiência máxima de filtração
  • Velocidade frontal de 1 m/s
  • Dura até seis vezes mais que outro tipo de filtro
  • Qualquer tipo de cabina filtro seco ou cortina d’água pode utilizar o filtro de cartão.
  • Capacidade de retenção de até 15 kg/m2

No caso de pintura pó a recuperação é privilegiada oferecendo caixa de pó integrada à cabine com fluidização, o que permite catação direta das bombas das pistolas. Esta opção garante um desgaste mínimo do pó recuperado evitando necessidade de troca periódica do pó da caixa de fluidização.

O filtro de cartão plissado ou dinâmico

Foi concebido de acordo com o princípio da separação por inércia. O conceito desse filtro, como indicado no esquema, obriga o fluxo de ar com o overspray a modificar a direção por mais vezes, dessa maneira as partículas, mais pesadas do que o ar, vão aderir nas paredes, enquanto que o fluxo de ar continua o movimento sem dificuldade.

As bolsas vazias se enchem com os depósitos de partículas, enquanto o ar limpo continua seu caminho livremente através dos furos, mesmo quando o filtro se encontra comatado.

O filtro dinâmico aumenta sua eficiência ao tornar-se saturado, pelo que deve ser substituído apenas no último momento (ao contrário do filtro manta que perde sua capacidade de retenção à medida em que se satura). De acordo com o tipo de tinta utilizada pode-se atingir um teor de retenção de sólidos de até 98%.

O seu conceito geométrico a distribuição do fluxo frontal da cabina.

  • Baixa resistência do fluxo de ar, eficiência máxima de filtração
  • Velocidade frontal de 1 m/s
  • Dura até seis vezes mais que outro tipo de filtro
  • Qualquer tipo de cabina filtro seco ou cortina d’água pode utilizar o filtro de cartão.
  • Capacidade de retenção de até 15 kg/m2

No caso de pintura pó a recuperação é privilegiada oferecendo caixa de pó integrada à cabine com fluidização, o que permite catação direta das bombas das pistolas. Esta opção garante um desgaste mínimo do pó recuperado evitando necessidade de troca periódica do pó da caixa de fluidização.

Dados técnicos

Características​ValorObs.
Velocidade nominal
de ar recomendada​
0,5-1,0m/s----
Perda de carga​1,3mmCA0,5m/s
Perda de carga​3,0mmCA0,75m/s
Perda de carga​5,6mmCA1,0m/s
Perda de carga máxima
recomendada​
13mmCA250mmCA máx.
Capacidade de retenção​3 a 20kg/m²0,75 m/s e 13,0 mmCA
Eficiência de filtração
(teste ashrae modificado)
91% a 98%---
Nº de plissas recomendado​25 plissas/m---